sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

COMENTEMOS O FUTEBOL DISTRITAL...

Espaço debate...

O nosso leitor e amigo, Fabio Ribeiro, enviou-nos um tema para um artigo de debate para o qual envia as seguintes dúvidas e informações:

" Sempre tive curiosidade sobre quantas equipas seniores e camadas jovens, tem cada distrito e em que divisões, e hoje deu-me para elaborar duas tabelas, que vos envio, sobre o número de equipas que existem em todo o país, por associações e divisões, e nunca pensei por exemplo que era Braga que tinha mais, mas isso não interessa para o blogue. Reparei também que Coimbra em seniores está abaixo de Aveiro, Leiria e Viseu, mas numa altura que se fala tanto na crise e em manter equipas no activo, Coimbra aparece em 6ºlugar comparando com todas as associações do país. Já em camadas jovens cai para a nona posição.

Uma vez também vi aqui um post a falar da AF Castelo Branco, que deu dinheiro ás suas equipas de futebol, mas com esta tabela podemos verificar que é mais "fácil" para eles, do que para a AF Coimbra visto que só a divisão de Honra de Coimbra tem quase tantas equipas como a AF Castelo Branco toda, incluindo as que estao no Nacional. Então onde quero chegar é a um debate, troca de ideias, sobre por exemplo:

- Se acham que vai haver mais equipas em Coimbra a increverem-se ou se vai haver mais desistências, qual a tendência.

- Se há equipas no nosso distrital que podem "sonhar" em fazer boa figura numa III Divisão Nacional.

- O que vai acontecer ao nosso distrital com o fim da III Divisão Nacional.

- Se acham que o nosso distrital é mais fraco que o de Leiria, Aveiro e Viseu (já que são nossos vizinhos e há jogadores que já andaram por esses campeonatos).

- Qual o futuro da formação no nosso distrito. "




[Por Fábio Ribeiro]


Como podem ver é um tema bastante interessante e motivador de boas discussões salutares. Agredemos então ao nosso leitor e amigo e vamos então saber o que pensa cada um dos nossos visitantes e concluir pelas respostas, ou não respostas, como se encontra o futebol no nosso distrito, sim porque o silêncio por vezes é também revelador de muito do que se passa no meio e do interesse que existe no discutir e evoluir ou não do futebol senior e/ou de formação.


http://futeboldistritalcoimbra.blogspot.com/

1 comentário:

RAFA disse...

Ola. Sou um dos jogadores da Casa do Povo do Alqueidão, uma equipa da zona da Figueira da Foz que, tal como tantas outras vive da “casmurrice” de alguns.
Somos uma equipa com alguns bons jogadores, todos amadores, a maior parte sem formação. Jogamos futebol por simples amor à camisola, não ganhando, como na maior parte das equipas da distrital, dinheiro algum. Jogamos na série A do campeonato distrital da Inatel, tal como outras equipas como Costa de Lavos, Lavos, Chã, Samuel. A Praia da Leirosa, há já alguns anos, também por aqui andou. A Inatel, supostamente, devia ser desporto para trabalhadores, e muitos dos jogadores que ao Domingo jogam, são, concerteza trabalhadores. Mas há, cada vez mais, jogadores jovens, estudantes que, devido a estarem longe de casa (Porto, Coimbra, Aveiro, etc), não poderíam comparecer aos treinos durante a semana que uma equipa da distrital costuma ter. Treinamos todas as sextas feiras, temos um campo com muito boas condições para pelado que é, temos excelentes balneários, do melhor que tenho visto pelos campos de alguns clubes da distrital de Coimbra (contra quem costumamos fazer jogos treino), e até mesmo melhores que alguns do distrito de Aveiro (pois também conheço bastantes e sei a realidade de muitos dos clubes desta região Aveirense, onde estudo).
Agora, se me perguntarem e porquê a minha equipa estar no distrital do Inatel e não jogar numa distrital do futebol de Coimbra? Simplesmente pelo mesmo de que muitos falam. Falta de verbas, falta de apoios a nível da região, das empresas etc… se tem futuro o futebol na INATEL? Não sei, esperemos que sim, pois se não tiver futuro, seremos não só 24 ou 25 jogadores e homens que deixarão de jogar futebol mas sim, 24 ou 25 por cada equipa da distrital da Inatel, sendo que são umas 10 equipas na série A e outras tantas na série B.
Não estamos a discutir neste post a qualidade dos jogadores, não estamos a discutir a disponibilidade física, etc. Estamos sim a falar das condições dos clubes. A situação que vivemos dia após dia, e o futebol distrital vai-se aguentando graças à carolice de alguns… já vi muitas equipas acabarem quer na distrital (casos de Ereira e Carvalheira), quer na Inatel (casos de Brenha e das Alhadas).
Os clubes como o caso da Casa do Povo do Alqueidão, não precisa de apoios para melhorar o campo, para fazer festas, para organizar eventos… Este clube, bem como TODOS os clubes do distrito, precisam sim que não hajam CHULOS atrás de dinheiro. O futebol distrital tem de ser AMADOR… não podemos continuar a aguentar jogadores que são pagos, e bem pagos muitos deles, (embora eu compreenda que só paga quem pode e quem quer), não podemos aguentar os valores SURREAIS de inscrição de equipa mais jogadores na AFC (nem nas outras associações), e além disso ainda o policiamento cujos valores são uma barbaridade, quando a maior parte deles não têm sequer qualquer tipo de actuação.
Tenho a certeza que, haveria muito mais competitividade, muito mais equipas, muito mais jogadores, caso não houvessem custos tão avultados a uma competição que simplesmente é aquilo que une as pessoas, que é o FUTEBOL…
Compreendo que esteja aqui um comentário um pouco massudo, um pouco confuso, mas isso também se deve ao tardar da hora e à altura do ano em que estamos, que para mim é época de exames…
Cumprimentos a todos, saudações desportivas e bons jogos
Rafa #10 CPA ;)